Sementes do compromisso pela educação foram plantadas durante a Jornada Pedagógica

|

Dr. Alessandro encantou o público na abertura da Jornada Pedagógica 

O palestrante trazido pela NURP – Núcleo de Referência Profissional LTDA para Abertura da Jornada Pedagógica de Barra do Rocha 2013, realizada na segunda (25), utilizou dos seus conhecimentos para abordar o tema proposto pela Secretaria Municipal: “Educação de qualidade, um compromisso de todos nós”. A frente dos trabalhos estava o Sr. Alessandro Fernandes de Santana (filho do vereador Albérico), graduado em Economia e Administração (UESC), Especialista em Economia Empresarial (UESC), Esp. em Economia de Empresas (UESC), Mestre em Cultura, Doutorado em Ciências Sociais (UFRRJ), professor do Departamento de Economia da UESC e com uma vasta experiência na área educacional.

Inicialmente, Dr. Alessandro fez o seguinte questionamento: O que é ser professor em um país como o Brasil? Na seqüência, abordou as desigualdades educacionais e apontou algumas dificuldades enfrentadas em Barra do Rocha, lembrando que o governo é o principal responsável para que isso aconteça, o que dificulta o aprendizado dos alunos e construção de sonho dos mesmos. “Os alunos de hoje não sonham mais com o futuro, justamente porque muitas vezes não se sentem capazes de se quer escolher uma profissão no amanhã”, declarou.

Segundo o palestrante, existem três tipos de educação: a religiosa, a formal e a familiar; embora as pessoas estão cada dia mais distantes das religiões, cada vez mais sem entender o que significa família, e sobra para escola, ou seja, nossos professores, a responsabilidade que é da família fazer, educar meninos e meninas para o mundo; coisa que pais e religião não têm tentado fazer.
Utilizem a educação política, mas nunca a educação partidária, disse Alesandro
Durante seu pronunciamento, abordou uma realidade vivida no município de Barra do Rocha, visto em qualquer lugar do Brasil: “São 21:30h, com certeza o trabalhador rural já esteja dormindo neste momento porque terá que acordar cedo amanhã para trabalhar debaixo de sol ou chuva visando pôr o pão na mesa para seus filhos. Mas esse trabalhador, durante o dia ele pára para fumar um cigarrinho de palha, e aquela simples caixa de fósforo utilizada para acender aquele cigarro, inclui impostos que são responsáveis por pagar nosso salários.” Moral da história: A única coisa que nós professores podemos fazer por esse humilde trabalhador é darmos uma educação de qualidade para seu filho, que infelizmente ele é capaz de proporcionar. 

Para finalizar o competente educador deixou para reflexão e análise de todos uma frase de Antoine de Saint-Exupéry: “Aqueles que passam por nós não vão sós, deixam um pouco de si e levam um pouco de nós.”

Redação BR News

 

©2011 BR NEWS | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Davii Alvarenga - Leme Produtora (73.988324409) |